Reatech 2009

Começa hoje a Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade).

Reatech 2009

Reatech 2009

Meu relatório sobre a feira:

Quem vai à Reatech observa que as pessoas portadoras de deficiência procuram tecnologias e iniciativas que promovam sua independência, não há dúvidas.

A feira conta com um amplo espaço físico com expositores de várias regiões, e tecnologias internacionais a favor da acessibilidade. Alguns Exemplos:

As super expositoras TOYOTA, VOLKSWAGEN, PEUGEOT e HONDA aproveitaram a feira do setor para apresentar seus carros adaptados para o uso de pessoas especiais. Fui informado que para adquirir um carro adaptado o usuário informa a modificação que ele precisa, e a montadora faz. O legal é que esse mesmo carro pode ser usado por pessoas sem deficiência, entrando assim no conceito de acessibilidade.

Idéias simples, porém muito importantes também pode se observar. Um exemplo é o uso de pictogramas, sinalizações universais, como o símbolos de masculino e feminino usados nas portas dos banheiros, qua facilitam o acesso de pessoas com deficiência a áreas internas e externas de empresa, shoppings, placas em braile, o uso das cores como sinalização, pisos com texturas diferenciadas, uma ação que pode ser aplicada em faculdades. Outro exemplo encontrado é o trabalho da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que publica livros em braile, um sistema de leitura com o tato para cegos, e áudio livros.

É possível a participação dos visitantes em atividades que vão desde montagem em animais usados por clínicas na reabilitação de pacientes, teste-drive em automóveis acessíveis, até jogos de basquete com cadeirantes. A entrada é gratuita.

Pude observar que a feira vai muito além do desejo que proporcionar meios tecnológicos para o deficiente andar de um lado a outro dentro de casa, ou para se deslocar até seus médicos. O que está em foco é a realização de sonhos. Apresentando aos participantes a possibilidade de levarem uma vida boa, com infinitas possibilidades na vida.

A minha participação na feira se deu ao convite da minha professora da matéria comunicação, na faculdade, com isso ela pretende apresentar aos alunos a importância da comunicação objetiva, e acessível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s