Dia do Índio

O dia 19 de Abril e o reconhecimento dos povos indígenas se deu pelo então Presidente Getulio Vagas na época, o qual criou o Decreto de Lei nº 5.540 no dia 19 de Abril de 1943.

Tem índio na rede!

Estive pensando e lembrei-me de um momento marcante este ano; foi a Campus Party em que eu pude conhecer o trabalho da ORG IndiosOnline. Alí na Campus Verde eles ficavam o tempo todo muito simpáticos tirando as dúvidas e posando para fotos, apresentando seus livros de fotografias, seus trabalhos, índios pela visão dos índios, eu achei isso fantástico. Tanto para insluão social quanto para a inclusão digital que eles estão procurando.

Encontrei na rede alguns comentário deles próprios, os mesmo que eu tive o prazer de esclarecer duvidas, estar mais próximo de povos que representam a originalidade brasileira.

Tem índio na Campus Party relatos.

Tem índio na Campus Party relatos.

“A Campus Party nos apresentou uma nova cara do país em que vivemos, onde os indivíduos não tem um argumento formado por si próprio de quem são os Povos indígenas do País em que vivem, e ainda se fecham diante dos livros didáticos de historias que estudaram no colegial, até mesmo a imprensa quando nos abordavam para uma entrevista faziam as mesmas perguntas que os garotos das escolas que estavam participando: Vocês são índios de verdade? De que “Tribo”? O que vieram fazer na Campus party? Isso me trazia uma lembranças de eu moro junto com meu Povo, a luta constante que temos para garantir nosso território tradicional, qual a importância das tecnologias para os Povos nativos originários do Brasil, e em que elas podem ajudar em nosso dia-dia.” Jaborandy Yandê, etnia Tupinambá de Olivença, sul da Bahia. (Jaborandy.indiosonline@gmail.com)

Inclusão para Índios

Inclusão para Índios

“Viemos prestigiar e divulgar nossos trabalhos de culturas tecnológica na CAMPUS PARTY 2009. Atualmente trabalhamos com duas redes de comunicação, a WEBBRASILINDIGENA.ORG e o http://www.INDIOSONLINE.ORG.BR . Nas mesmas nós e os demais indígenas de nosso país tem os totais liberdade de expor nossas matérias através do sistema de BLOGS. Também viemos buscar subsídios para conseguirmos ampliar nossas redes, ou seja, temos a proposta de lançar até o fim do ano um sistema de TV também indígena. Nas mesmas iremos transmitir todos acontecimentos envolventes a nossa cultura. Temos um sonho de que uma RÁDIOWEB, funcione 24 horas por dia. Mas para isto necessitamos de patrocínio. Mas com ajuda de Tupã e parceiros vamos fazer valer a pena.” Poran Potiguara da Paraiba. tanipotiguara@gmail.com

Sou a favor da inclusão social e digital, não tenham dúvidas, mas eu fico pensando as vezes como tudo está sendo feito, fico preocupado como esses indígenas estão absolvendo essa inclusão, como os incluem numa sociedade moderna, e como os excluem de seus costumes, suas formas naturais de viver.

Aprendi na escola que índios vivem em ocas e cultuam à natureza, caçam pescam plantam e tudo mais… Admiro muito o fato de estarem procurando liberdade para o mundo que cada dia os cercam e os tomam espaço. Mas será que vale mesmo a pena da maneira está sendo feita?

Não saí de minha memória um momento horrível para a história do país, em que o índio Pataxó Galdino Jesus dos Santos foi queimado até a morte por adolescentes em Brasília no dia 20 de abril de 1997. Que vergonha, para o país em sua Capital. Lembro-me que estava-mos preparando um trabalho com recortes, textos e desenhos sobre o dia do índio e ai o assunto foi todo direcionado à história do Galdino.

Acredito ter traços indígenas muito forte em minha genética. Minha família é muito tradicional da Bahia, e em alguns familiares os traços físicos são bem fortes.

Gostaria de reforçar um sonho, ADORARIA TRABALHAR COM INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL PARA ÍNDIOS. Mandem vagas: weltonmatos@bol.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s