O bom profissional se reinventa

– Todo bom profissional precisa se reinventar. Quando a experiência o torna mecânico é chegada a hora de começar tudo novamente, e mudar um pouco.

“O problema em ser jornalista há muito tempo é que você não se permite criar. Acho que vou continuar tirando fotografias”, a fala de Clint Eastwood no filme As Pontes de Madison retrata muito bem a minha idéia. No filme o personagem está contando sobre sua carreira como jornalistas na National Geographic , e ao contar uma das sua aventuras bizarras, como repórter animal, nota como seu trabalho torno sério devido a experiência. O filme é uma obra prima, no contexto falava justamente dessa coragem em arriscar, se reinventar que as pessoas precisam ter.

Percebi, durante a minha pouca experiência profissional, que eu preciso sempre me reinventar, para não perder aquela gana que temos quando conseguimos o primeiro emprego, ou quando conseguimos a vaga para aquela vaga tão disputada na faculdade. Esta regra vale também para qualquer campo da vida.

Li uma vez que a criatividade tem um pouco de loucura, parece uma coisa absurda para alguns, mas quando dá certo todas as pessoas olham e dizem – Como não pensei nisto antes.

Verdade seja dita, a capacidade de criação hoje em dia tem que ser levada muito em conta.

Já conheci o famoso ”você não é pago para pensar”, ainda bem que eu nem dei ouvidos para a pessoa que me disse. Hoje em dia, mesmo na era informatizada, a criação pode surgir de qualquer parte. Por esse motivo as empresas precisam manter um bom relacionamento com todos os seus profissionais, para que toda os setores trabalhem integrados, sempre visando o crescimento da empresa.

No sistema de hierarquia ‘manda quem pode, e obedece quem tem juízo’, em tempos de crise econômica mundial ‘melhor um pássaro na mão do que dois voando’. No final das contas o que vale mesmo é a capacidade que o profissional tem de se reinventar e surgir com aquela solução para o problema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s