Monte seu portfólio sem cliente – Parte I

O profissional de design, que pretende entrar no mercado de trabalho passa por uma prova de fogo quando o cliente chega e pede para ver seu portfólio, checar seus trabalhos para constatar suas habilidades.

É ai que começa o problema; Como apresentar um portfólio quando não se teve nenhum antecedente profissional na área?

E aqui fica a dica; Dei um Google e encontrei alguns artigos que podem te ajudar a montar seu portfólio usando sua criatividade e criações pessoais.

O conceituado blog Abduzeedo em um post intitulado “Criando um Portfólio Sem ter Clientes” sugere que você faça de você seu primeiro cliente, mas alerta que “Criar um portfólio sem ter um cliente não quer dizer que não tenha que fazer nenhum trabalho. Isso não vai ser fácil nem rápido; na verdade vai nos dar trabalho e vai levar um tempo, mas no final vai valer a pena”.

Abduzeedo

Abduzeedo

O  blog desenvolvimento para web oferece maneiras de você realizar alguns trabalhos para outras pessoas, empreendimentos, eventos e instituições. O desenvolvimento do artigo Como montar um portfólio sem ter clientes traz vários links teorizados que dão um embasamento completo sobre o portfólio.

Desenvolvimento Para Web

Desenvolvimento Para Web

Essa próxima dica de leitura é do site DesignFlakes¸ que foge a linha do portfólio sem cliente e apresenta; Dicas para criar um bom portfólio. Rodrigo Louzada aproveita suas experiências para comentar a respeito a pergunta que não quer calar: “o que você acha que um portfólio tem que ter pra ser um bom?”.

DesignFlakes

DesignFlakes

Já tem uma boa idéia de como montar seu portfólio? Agora eu vou te apresentar uma ferramenta muito bacanuda para você criar seu portfólio online e divulgar seus trabalhos. Você deve até pensar que para divulgar seus trabalhos você já tem o Orkut, o Flickr ou o Twitter, bom você está certo. Mas está na hora de você se relacionar com pessoas da sua laia. Por isso eu sugiro que você use o designUp.

O designUp é uma rede social para designer e profissionais relacionados, como fotógrafos, que pretendem, além de divulgar seus trabalhos, conhecer profissionais da área, buscar oportunidades de emprego, inspiração e solução para projetos que estejam desenvolvendo. Eu estou lá.

designUp

designUp

Você monta seu perfil, faz algumas seleções relacionadas às suas habilidades, e faz upload de imagens de alguns trabalhos seus – adiciona informações sobre a peça. E pronto, essa parte está ok! Agora é com você, visite as páginas dos outros cadastrados e faça seu networking. Ahh.. o site ainda te joga na índex para que outras pessoas te veja, olha que maravilha.

Parte IParte IIParte III

Curta a página Welton Matos no Facebook

Curta a página Welton Matos no Facebook

8 comentários sobre “Monte seu portfólio sem cliente – Parte I

  1. Legal o post, acho importante essa troca de informacao. E como falamos no post do abduzeedo nao da para ficar esperando para ter clientes para se montar um portfolio. Trabalhos pessoas e promovidos em sites com Behance, Flickr e Deviantart vao colocar seu nome la fora e o que é melhor fazendo o que voce gosta….

  2. Welton, sua observações foram muito pertinentes e as ferramentas agregam bastante. Relevante em sua abordagem e prático também.

    Abraço,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s