Livro Design e Comunicação Visual

No começo do 3º semestre a professora Ivana Tavares nos deu a seguinte missão; escolher um livro “relacionado à área de design gráfico”, ler esse e resumir. Eu, como qualquer designer gráfico que se presa, tenho em minha mini biblioteca o livro Design e Comunicação Visual, de Bruno Munari. Um dos cara fodásticos e fundamentais para as artes visuais. E foi esse livro que escolhemos.

Design e Comunicação Visual:

Bruno Munari ministrou um curso de aproximadamente cinquenta aulas Harvard University entre fevereiro e maio de 1967.
Para falar sobre comunicação visual, Munari, despreendeu-se dos conceitos de belo e feio e agregou os conceitos do correto ou incorreto – segundo um princípio formativo dado. Independente da origem dos alunos e suas concepções do belo, o que era proposto era um princípio formativo igual para todos, capaz de verificar e perceber soluções corretas ou incorretas. O conceito de belo era agora tratado como coerência formal. Junto com esses novos padrões houve o uso de instrumentos mais modernos que subtituir os métodos manuais.

O livro organiza e traz comentários de material ilustrativo de um curso completo de Design Visual. Porém o autor alerta que “não se trata de uma técnica definidiva, é sim uma contribuição para ensino de Design Visual”. E que novas experiências podem até mudá-las.

Tudo o que os nossos olhos vêem é comunicação visual; uma nuvem, uma flor, um desenho técnico, um sapato, um cartaz e as imagens têm um valor diferente segundo o contexto em que estão inseridas. Podem ocorrer dois tipos de comunicação visual; casual e intencional.

A comunicação visual casual ocorre quando, por exemplo, uma nuvem passa no céu, sem a intenção de nos alertar sobre a chegada de um temporal. Já a comunicação intencional é, pelo contrário, a série de nuvenzinhas de fumaça que os índios fazem para comunicar, através de um código, uma informação precisa.

Munari não superficializa nenhuma informação na busca de compreender e explicar as várias formas de comunicação visual, como elas ocorrem e os suportes (meios) para essa comunicação.

algumas imagens do livro:

Obrigado e até a próxima pessoal…

Curta a página Welton Matos no Facebook

Curta a página Welton Matos no Facebook

2 comentários sobre “Livro Design e Comunicação Visual

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s