Reclamações nas redes sociais

As redes sociais já são uma realidade na vida das pessoas – Quem não tem já ouviu falar certamente. E tem se tornado uma poderosa arma em defesa do consumidor. Eu, por exemplo, sou um adepto do uso desse meio de comunicação em massa para resolver problemas que o tradicional SAC não resolve. Desde uma reclamação de um atendimento ruim numa loja de departamentos até uma “campanha” negativa contra um serviço de TV paga.

O Jornal da Globo exibiu na ultima terça-feira, 22/11/2011, uma matéria revelando o crescimento do número de reclamações em redes sociais do último ano.

Em 2010, foram contabilizadas 57 mil postagens. Apenas até setembro de 2011, a quantidade já era quase quatro vezes maior. Operadoras de telefonia e alimentação estão entre os setores que mais acumulam reclamações.

O pioneiro site de ajuda ao consumidor, Reclame Aqui mostra um ranking com informações completas sobre tipos de reclamações e empresas em maior destaque. Mesmo com auxílio de serviços como esse na rede me parece que as pessoas estão mais independentes e descobriram essa poderosa arma. Eu mesmo já descobri.

Uso as redes sociais para defender meus direitos, e sei usar bem o que aprende nas aulas da faculdade. Aprendi que para uma marca o marketing boca a boca é muito importante, e nenhuma quer que esse marketing seja negativo, e como na rede social o boca a boca é, diferente do tradicional, para mais de uma pessoa ou grupo de colegas na lanchonete. O marketing negativo nas redes sociais expõe a marca para uma legião de pessoas inestimável.

Esse ano já fiz três reclamações que deram resultado; a primeira foi contra o Magazines Luiza – Minha mãe comprou um guarda-roupa e após três semanas o mesmo não havia sido entregue, após mobilizar todos meus amigos a comentar esse meu problema o perfil oficial da loja entrou em contato comigo e em menos de três dias o guarda-roupa já estava em casa. Foi ai que comecei a perceber esse poder que as redes sociais tinham.

E foi ai que veio a segunda reclamação, no caso para a Via Embratel – E para essa reclamação resolvi usar um pouco de humor no intuito de cair no gosto de mais pessoas que não do meu meio de amizade, e foi esse o resultado:

Resolvi pegar uma campanha publicitária da Via Embratel e adaptar mostrando como o cliente ficaria insatisfeito com o serviço após passar por problemas como o meu. Ficou bem engraçado e foi um sucesso. Nesse dia meu blog superou o número de visitas e na manhã seguinte recebi uma ligação e o problema foi resolvido em menos de 24 horas.

Minha terceira reclamação foi para resolver um problema de configuração num serviço de hospedagem. Após uma tarde postando reclamações o provedor de hospedagem UOL HOST entrou em contato comigo e o problema que havia demorado quase um mês pra resolver pelos meios tradicionais foi resolvido em menos de 24 horas.

UOL HOST E INSITE INTERNET ESTÃO NA MIRA!

Já tenho meu próximo alvo, que é a poderosa @uolhost_sac e sua parceria @Insite_Internet, que devido ao péssimo serviço que vem oferecendo já nos fez perder quase dez clientes em menos de dois meses. Estou reunindo problemas e relatos de outros clientes e vamos fazer uma campanha com várias outras agências e freelas que estão com problemas semelhantes, Caso queria juntar-se a nós. Envie seu e-mail para welton1590@gmail.com que vou ajudar vocês, sem nenhum custo ou exposição. Queremos reunir o máximo de informação até o final de novembro. Mova-se, defenda seu direito, consumidor.

Um comentário sobre “Reclamações nas redes sociais

Deixe um comentário

