Simbologia das cores

Estudo de uma tarde de domingo…

Trabalhar com design pensado para o e-commerce me traz uma experiência na prática do quão importante é pensar na Simbologia das Cores. Pensando nisso resolvi ler um pouco mais, praticar uma pouco mais é sempre bom… Segue algumas referências.

Simbologia das cores

Os significados atribuídos às cores podem variar muito, já que não são universais. Diferentes culturas podem apresentar diferentes associações, pois tudo depende de questões como os hábitos de uma determinada população, combinações climáticas, hábitos alimentares e até mesmo superstições locais. Não há uma “regra de ouro” para os significados das cores. Uma simples pesquisa na web vai mostrar os mais variados significados.

Veja os significados mais universais para cada cor listada, mas sempre é bom fazer uma pesquisa junto ao público-alvo e suas necessidades antes de fazer as combinações das cores do seu site:

Vermelho Paixão, sangue, coração, entusiasmo, raiva. A exposição contínua a essa cor pode provocar efeitos fisiológicos como aumento do batimento cardíaco, pressão arterial e ansiedade. Pode causar desconforto visual, quando utilizada em excesso. Boa para destacar itens e chamar a atenção para algum elemento da página.
Amarelo É a cor que mais rapidamente é percebida pelo cérebro. Ideal para marcar partes de textos. Tem como significado psicológico a felicidade e alegria. Também remete ao valor material (por causa do ouro), a disciplina, comunicação, é associada à positividade e a boa sorte; Cor solar, diurna.
Laranja Uma cor que serve como “ponte” entre o amarelo e o vermelho, oferecendo um pouco das sensações de ambas as cores. Cor da generosidade, do entusiasmo, da alegria, do calor, diversão, liberdade e atitudes positivas.
Verde Cor calmante, em oposição às cores acima. Representa obviamente a natureza, esperança, abundância (o verde associado às cédulas de dinheiro) e a cura. Estimulante para momentos de paz e equilíbrio.
Azul: Devido sua associação como céu, representa a purificação e a tranquilidade no sentido espiritual. Cor calmante, assim como o verde, favorece a amabilidade, a paciência a serenidade. Cor masculina.
Lilás É a cor com mais influência sobre as emoções e humores. Cor da realeza. Representa também a imaginação e a criatividade. Também tem um sentido místico (todas as bruxas da Disney vestem a cor Roxa). Cor ligada à feminilidade.
Rosa Associada a doçura e inocência. Cor do romantismo, ternura, beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza, características culturalmente associadas ao universo feminino, da qual é considerada a melhor representante
Branco Cor da paz, da purificação e do novo. Produz a sensação de limpeza e claridade, porém, em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.
Preto Ao mesmo tempo em que é relacionado à elegância e a sobriedade, o Preto é também associado à morte (luto) e mistério. Cor noturna, em oposição ao branco e amarelo. Também oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.

Importante: esses significados servem como um guia para direcionar o aspecto visual de suas páginas de acordo com o tema e do público alvo. Seria realmente desolador topar com um site de uma churrascaria na cor verde ou uma página de uma funerária nas cores vermelho e amarelo! Portanto, utilize-os de acordo com os significados propostos.

Ferramentas online para combinar cores

Existem muitos sites online que oferecem soluções criativas e aplicativos que auxiliam na hora de criar uma combinação de cores para o seu trabalho. Abaixo, uma relação de alguns deles, todos com objetivos parecidos, mas com um ou outro recurso diferente para você testar:

Colour Lovers  – espécie de comunidades dedicada ao compartilhamento de informações sobre tabelas, paletas e combinações de cor. Oferece uma ferramenta para criação de paletas online e você ainda pode compartilhar suas tabelas com os outros usuários.

Color Schemer Online –site que oferece sugestões de cores baseadas em uma cor de sua escolha, listando as cores que combinam com o seu valor em modo RGB e hexadecimal. Possui também uma versão do aplicativo para desktop (trial).

Kuler –  ferramenta desenvolvida pela Adobe para a geração de esquemas de cores. Com uma variada combinação de cores, ele irá lhe inspirar com diversos tons que podem ser usados nas suas páginas da Web. Ao encontrar um tema que lhe agrade, você poderá copiar os códigos hexadecimais das cores do respectivo tema. A partir daí, basta você inseri-la no seu site.

Color Combos – este site fornece uma série de combinações de cores, seguindo técnicas de harmonização. Clicando em cada opção você poderá ver os códigos hexadecimais dessas cores, alterar sua ordem ou incluir/excluir cores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s