O Marketing Digital é o conjunto da aplicação de técnicas de SEO, o uso de links patrocinados em canais como o Google Adwords de forma planejada e otimizada, além de e-mail marketing, campanhas em mídias sociais e marketing viral, com foco na divulgação de seu site, marca, produtos e/ou serviços. O Marketing Digital é também conhecido como Web Marketing. Atualmente os sistemas de busca desempenham papel fundamental no relacionamento ‘empresa e cliente’, o que faz inverter a forma de marketing tradicional, fazendo com que o cliente procure sua empresa, e não o contrário.

O poder do SEO

O SEO é a otimização de sites para resultados orgânicos na busca, os resultados naturais da listagem. O SEO possuí diversas vantagens sobre outras estratégias de marketing digital, como exemplo: Investimento a longo prazo tende a ser muito menor do que seria com links patrocinados; Resultados terem maior durabilidade (caso resolva parar de investir em links patrocinados seus resultados irão sumir imediatamente); Existe maior índice de cliques em resultados orgânicos, ou seja, nos resultados naturais da busca. Estar bem posicionado, se possível na primeira página e melhor ainda se entre os cinco primeiros colocados, lhe trará muitos visitantes e consequentemente retorno com uma boa taxa de conversão.

Links Patrocinados

Embora o SEO seja a melhor solução a longo prazo, ele não é aplicável a todas necessidades de uma campanha de marketing digital. No caso de por exemplo a divulgação de uma promoção, seria impraticável a utilização de SEO, pois até se conseguir o resultado esperado com resultados orgânicos, provavelmente se perderia o foco da mesma. Outro exemplo é o de empresas que não podem esperar pelos resultados de SEO e necessitam de uma rápida divulgação através de marketing digital. Nestes casos é extremamente válido investir em links patrocinados, principalmente no canal Google Adwords. Em uma campanha bem planejada, conduzida por uma consultoria especializada, os gastos tendem a não ser tão grandes pois você irá pagar apenas pelos cliques em seus anúncios e o retorno sobre investimento tende a ser excelente, com uma taxa de conversão mais alta do que em SEO, uma vez que irá estar atraindo um público melhor selecionado ao seu segmento e que tem maior provabilidade de estar interessado em seus serviços ou produtos.

Mídias Sociais, Marketing Viral

O uso das Mídias Sociais como estratégia de marketing, consiste em divulgar a marca da empresa agregando valor e conteúdo a mesma. Desta forma, devemos divulgar conteúdo original e criativo, que desperte a atenção dos usuários das redes sociais para a meta pretendida pela empresa. O marketing viral é uma estratégia um pouco mais complexa, pois depende de um excelente planejamento para se ter êxito. O que se pretende através do marketing viral é a divulgação da marca, de forma progressiva, contando que para isso haja uma redistribuição por parte dos usuários, imitando a ação de um vírus, que ao infectar um computador tem poder de infectar mais dez, esses dez teriam poder de infectar mais cem, e assim progressivamente. Daí o nome Marketing Viral.

E-mail Marketing

Investir em e-mail marketing sem qualquer planejamento pode ser uma furada, principalmente pelo fato de ser comum a prática de compra de listas de e-mails e o disparo de e-mails sem qualquer tipo de filtragem, o que certamente pode denegrir a imagem de uma empresa e ainda ser caracterizado spam. É necessário todo um planejamento e seguir as boas práticas de e-mail marketing para obter algum sucesso. Entre as práticas de marketing digital, considero essa a menos eficiente, pois nela estamos voltando ao marketing tradicional, onde a empresa procura o cliente. E neste caso específico você pode estar batendo na “porta” de milhares de pessoas que podem querer não ser seus clientes e ainda corre o risco de ter seu endereço de e-mail bloqueado como spam por muitas dessas pessoas.

Investir em marketing para seu site é fundamental, pois um site vive de divulgação. Ter um bom posicionamento nos sites de busca trás muito resultado, podendo aumentar em muito a lucratividade de qualquer negócio.

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