Após o Google anunciar recentemente que vai priorizar sites voltados para celulares e tablets nos resultados orgânicos, as empresas brasileiras, principalmente aquelas que atuam com comércio eletrônico, deverão reestruturar suas páginas na Internet para contemplar o crescente acesso de usuários com aparelhos portáteis. A avaliação é de Diego Ivo, CEO da Conversion, consultoria especializada em negócios digitais no Brasil.

De acordo com um estudo da própria Conversion, neste ano, houve um aumento de 200% no número de pessoas que usam o celular ou tablet para acessar lojas virtuais. “Cerca de 20% de todos os acessos são feitos por esses aparelhos, mas esse número cai pela metade quando o assunto é a venda concretizada por esses mesmos dispositivos”, afirma o executivo. “O hábito do consumidor mudou e o celular, por exemplo, é um dos principais canais de acesso à internet no Brasil, mas a maioria dos sites não está preparada para gerar uma boa experiência”, complementa.

Já o Google tem se demonstrado preocupado com sites em seus resultados de busca que não apresentam boa experiência para esses dispositivos. Segundo um porta-voz da empresa, 61% dos usuários se mostram insatisfeitos quando um site não abre corretamente em seu celular ou tablet. Por isso, vai atualizar o seu algoritmo para diferenciar em seus resultados páginas com melhor experiência em dispositivos móveis dos que aqueles que funcionam bem apenas em computadores.

A atualização do algoritmo será feita em um de seus critérios de rankeamento que avalia como as páginas são exibidas na tela do usuário. Segundo Raphael Simoni, analista de SEO da Conversion, antes o algoritmo do Google só fazia essa avaliação simulando a tela de um desktop. “Em poucos meses, esse algoritmo, chamado de PageLayout, deverá priorizar sites com boa experiência em celular e, por isso, será imprescindível que as empresas atualizem seus sites”, explica Simoni.

Mobile First

Mobile First

Mobile First

Segundo o especialista, para que os sites fiquem mais bem posicionados, é preciso que as páginas sejam desenvolvidas com os princípios conhecidos como “Mobile First”. “Ou seja, têm de ser pensados primeiramente na experiência do usuário a partir do celular e, depois, no desktop”, ressalta Simoni. “Sites desenvolvidos a partir desse princípio, também conhecidos como “responsivos”, costumam se adaptar a qualquer dispositivo e agora poderão ficar mais bem posicionados nos resultados do Google”, finaliza.

O design responsivo é uma questão de sobrevivência.

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