A notícia que o Google pretente priorizar sites mobile nos resultados de busca me fez lembrar de um material muito interessante para nós designers. O Google Material Design, que resumidamente, fala da importância que um site precisa oferecer a mesma experiência ao usuário, independentemente do device escolhido.

Uma pesquisa recente da comScore que diz que a maioria dos consumidores são multitela. Isso não significa que o mobile sozinho está vencendo, e sim que vários dispositivos estão sendo utilizados pelo mesmo visitante nos mesmos sites. Essa é a principal razão para valorizar experiências consistentes em múltiplos devices.

Google Material design

Google Material design

O Google já vem trabalhando nesta necessidade há anos e acredito eu ainda falta muito, pelo menos no Brasil, a gente estar adequado a essas exigências. O trabalho será duro e a caminhada será longa… mas estamos mais atentos a isso.

Google Material Design

Vejam alguns tópicos do Google Material Design compartilhado pela empresa.

METAS – Criar uma linguagem visual que sintetiza os princípios clássicos de um bom design com a inovação e a possibilidade de tecnologia e ciência. Desenvolver um sistema único subjacente que permite uma experiência unificada entre plataformas e tamanhos de dispositivos. Preceitos móveis são fundamentais, mas toque, voz, mouse e teclado são todos os métodos de entrada de classe primeiros.

Google Material Design - METAS

Google Material Design – METAS

COR – Criar uma linguagem visual que sintetiza os princípios clássicos de um bom design com a inovação e a possibilidade de tecnologia e ciência. Desenvolver um sistema único subjacente que permite uma experiência unificada entre plataformas e tamanhos de dispositivos. Preceitos móveis são fundamentais, mas toque, voz, mouse e teclado são todos os métodos de entrada de classe primeiros.

Google Material Design - COR

Google Material Design – COR

PALETA DE CORES – Esta paleta de cores inclui cores primárias e segundárias que podem ser utilizados para ilustração ou desenvolver as suas cores de marca. Elas foram projetados para trabalhar em harmonia umas com as outras. Clique aqui e baixe a paleta de cores sugerida pelo Google.

Google Material Design - PALETA DE CORES

Google Material Design – PALETA DE CORES

IMAGEM – As imagens não servem apenas de decoração. Ela realiza o papel importante de se comunicar e diferenciar o seu produto. Imagens impactantes, gráficas, e intencionais ajuda a envolver o usuário. Se o clima é suave e silenciado ou brilhante e colorido, os seguintes princípios e melhores práticas podem ajudá-lo a incorporar com sucesso as imagens e levar seus aplicativos para a vida, não importa o que a marca visual.

Google Material Design - IMAGEM

Google Material Design – IMAGEM

 

Veja o material completo aqui e e observe pontos bem interessantes sobre tipografia, usabilidade, acessibilidade e padrões.

Fonte:
Google
ProXXIma – Meio e Mensagem


 

Obrigado e até a próxima pessoal…

Curta a página Welton Matos no Facebook

Curta a página Welton Matos no Facebook

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s